O “Sofrimento do homem gays cisgênero”

Uma minissérie com 3 partes.

Esta é a parte 1 . Não deixe de conferir as que vem a seguir!

Apesar de ainda termos um longo caminho a percorrer, não há como negar que no Brasil, nos últimos anos, homens gays cisgêneros se beneficiaram com ganhos na média de aceitação social.

Presenciamos transformações marcadas por conquistas legais, como, por exemplo, o direito ao casamento em cartório, direito à adoção de filhos, criminalização da homofobia e a suspensão de restrições para doação de sangue.

As telenovelas exibem em horário nobre o amor entre dois homens. O Big Brother Brasil, um dos programas mais vistos da televisão Brasileira, recentemente televisionou o primeiro beijo gay de todas suas edições. Testemunhamos a existência de homens gays cisgêneros deixando as sombras.

Celebramos a importância, proporção e velocidade dessas transformações, porém em alerta. Estudos sobre índice de depressão, solidão e abuso de substâncias entre homens gays permanecem no mesmo lugar que estiveram por anos.

Pesquisas em países com conquistas legais como, por exemplo, a legalização do casamento gay e a adoção de filhos, evidenciam uma grande diferença nas taxas de transtorno de humor, automutilação e suicídio entre homens gays em relação aos héteros.

O estudo “Prevenção de suicídio entre homens gays e bissexuais: nova pesquisa e perspetiva” feito no Canadá, evidenciou que lá, homens gays estão de 2 a 10 vezes mais favoráveis em tirar suas vidas em relação a homens héteros.

Na Holanda, três vezes mais propensos a sofrer de transtorno de humor. Já na Suécia, a taxa de suicídio entre homens casados com homens é tripla em relação a homens casados com mulheres. Não encontrei pesquisas com essa profundidade aqui no Brasil, mas isso não diminui nosso alerta sobre o sofrimento do homem gay brasileiro.

(Continua no próximo post)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.