Receita e despesa

A área econômica do governo (Guedes&CIA) prega o equilíbrio de contas a todo custo. Vejamos um exemplo:

O petróleo tem seu preço INDEXADO ao dólar. Subiu dólar, sobe petróleo. A companhia Petrobras, alegando aumento de SUA DESPESA ao adquirir o insumo promove reajuste nos preços para compensar a RECEITA. Ou seja, as empresas podem indexar seus custos e equalizarem seu caixa a qualquer momento. O mercado diz que é justo e correto.

Seu Zé depende do petróleo em tudo. Combustível do ônibus, do caminhão que transporta os alimentos, remédios, etc. Como nenhuma empresa da cadeia logística quer perder, o reajuste é repassado ao seu Zé.

Ocorre que o salário do seu Zé não é indexado. Se falar nisso com o mercado, falou heresia. Só o capital pode indexar. Na casa do seu Zé, as despesas disparam e as receitas ficam ‘congeladas’. Seu Zé empobrece.

É muito bom falar de equilíbrio fiscal das contas públicas às custas do desequilíbrio fiscal de milhões de lares de trabalhadores. Fodam-se. Que se matem em mais um emprego, às custas da saúde, descanso e família, se quiserem manter um mínimo de dignidade.

O mercado NUNCA pensou nem vai pensar no sofrimento do seu Zé. A função do mercado é SEMPRE preservar o lucro de acionistas.

Trabalhador que vota nesse modelo econômico concentrador de riqueza na mão de quem já tem só pode sofrer de profundo masoquismo. Ou cegueira política mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.