A crueldade no Afeganistão

Ninguém, sob hipótese alguma, pode titubear em condenar com a máxima veemência o Talibã. Embora a capa anti-imperialista contra os EUA possa parecer legítima, o Talibã é uma aberração política que surge do contexto da guerra e do terror total, com longo e histórico processo de aliciamento e opressão armada de comunidades por meio do tráfico de armas e da corrupção do próprio Estado Afegão.

Em suma, é uma milícia terrorista de extrema-direita, fundamentalista radical e nacionalista, que usa o elemento do inimigo comum (inicialmente o comunismo, depois os EUA) para aliciar membros, oprimir minorias e destruir qualquer rastro de democracia por onde passa. Te lembra alguma coisa?

Não existe um mínimo de moderação nesses grupos, pois sua origem e motivo de ser é o extremismo. Mesmo que prometam manter alguns direitos civis e parcoa direitos políticos das mulheres (por hora), a ausência de democracia facilita muito que esses direitos sejam revogados futuramente. Só não o fizeram por tacanho estratagema político pseudo-diplomática.

Isso obviamente não elimina a condenável e criminosa intervenção estadunidense no Afeganistão. O Talibã é cria de um conflito criminoso. Esse fardo histórico os EUA carregarão para sempre.

Pobre do povo afegão, que só vê saída no aeroporto. E aviões ainda passam por cima de suas cabeças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.