Pfizer não tem chip, mas tem ideologia



Ao menos uma boa notícia para o combate à pandemia que, curiosamente, foi produzida pela guerra comercial entre China e EUA. Nesse contexto, aconteceram promessas de disponibilização de vacinas para o resto do mundo. A China noticiou 2 bilhões de doses e os EUA 500 milhões.

A “disputa” não é apenas numérica, longe disso. É muito mais simbólica. Um dos objetivos é apresentar as superpotências como capazes de promoverem ações humanitárias. Mas não somente isso. Para os EUA serve para dar uma cobertura mais palatável à imagem que possuem de interventores do tipo xerifes do mundo.

Para a China serve para apresentar uma nação que se ocupa de causas para além da imagem que consolidaram de negociantes frios, dispostos a seguir avançando nos negócios de forma fria, se impondo pelo poderio econômico de devoradores de commodities .

Mas tem outra disputa mais direta que é a de apresentar os imunizantes chineses como inferiores, menos eficazes, principalmente contra a variante Delta. Por derivação, para além de vacinas, os EUA teriam as melhores armas, carros elétricos, foguetes (…). Vacinas ocidentais podem não ter chip, mas tem ideologia de sobra.

É impressionante a quantidade de notícias que afirmam, apontam ou insinuam que as vacinas chinesas não são piores. O mais curioso é que os países que estão encontrando mais dificuldades em controlar a onda Delta, como Alemanha, Reino Unido, Japão e EUA, usam majoritariamente Pfizer e AstarZeneca.

A China, que também sofre com a Delta, tem tomado os cuidados para controlar o novo surto combinando lockdown, testagem em massa e por óbvio, vacinas chinesas.

No Brasil o preconceito contra vacinas chinesas está bem disseminado, impulsionado pelo presidente genocida que usa de mentiras para atacar o imunizante que seu próprio Ministério da Saúde adquiriu e inseriu no plano de vacinação oficial. Parece estranho, mas é menos que acusar de fraude a eleição que o levou à presidência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.