O cordeiro político, a filosofia humana revoluciona a sociedade

A guerra hobbesiana de todos contra todos é a lei da vida pública e dos assuntos políticos. Trata-se da condição humana de vir a um mundo em que não se pode estar só, mas onde os interesses entram em conflito pela necessidade.

No entanto, do ponto de vista do homem que pensa e, portanto, não é apenas um animal sobrevivendo, tampouco apenas um homem político, o verdadeiro sentido da vida é quebrar essa guerra, é dedicar-se a superar a condição básica e beligerante do corpo e da alma e atingir a paz, cuja natureza é o próprio espírito.

O pensamento nos dessensibiliza, nos tira do mundo sensível, nos alheia do presente, como diria Aristóteles, e nos coloca fora da ordem beligerante das coisas. Não tenho dúvidas de que amar ao próximo seja quem for, um imperativo ético de Jesus de Nazaré e, portanto, profundamente anti-natural, só pode ser transformar o outro em coisa-pensamento, apreendê-lo de sua condição humana e torná-lo algo com o qual lidamos espiritualmente, não mais com o corpo, mas com o pensar. #

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.