A matemática da pandemia

Hoje atingimos a marca de 4249 mortos pela Covid-19 em apenas 24h. Como esse número se compara com os demais países? O gráfico abaixo indica como os países se comparam utilizando como critério os óbitos por milhão de habitantes.

Gráfico que mostra as proporções de casos e óbitos no mundo, referente a Covid-19. Gráfico: Estadão

Comparando a morte por milhão de habitantes (divide-se o número de óbitos diários pelo total da população, em seguida multiplica-se o resultado por 1.000.000), hoje nós temos uma taxa de 20 mortes por milhão numa população de 212 milhões de brasileiros.

Se fizéssemos uma comparação com a Islândia que tem 340.000 habitantes (ou seja, se morressem lá a mesma proporção de pessoas que morrem por aqui) , isso daria 12.497 mortos por milhão. Uma tragédia que ninguém negaria.

Aqui também é uma tragédia, mas ainda há forte negacionismo. Nesse momento trágico, ao invés de discutirem e providenciarem vacinas e auxílio financeiros à população, nossos líderes estão discutindo se as igrejas podem ou não abrir. Expondo a população ao vírus e se aproveitando da fé do brasileiro para fins eleitoreiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.