Dia 7 de abril, o dia do Jornalista

Porque o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e humanizar mediante a confrontação descarnada com a realidade. Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são.

Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte – (Gabriel Garcia)


Minha profissão, orgulhosamente, é Jornalista. Assim mesmo, com J maiúsculo. Somos servidores públicos da informação, essenciais para a vida em sociedade, para a democracia. Somos os olhos, ouvidos e a voz desta sociedade diante das injustiças e tantas outras coisas que acontecem todos os dias.

Fazer jornalismo é sangrar um pouco a cada dia. É isso também. O jornalista é a testemunha da história, um tradutor de sentimentos e fatos, e com isso sofre muito. Mas é ainda a melhor profissão do mundo.

Aos colegas, a minha admiração, carinho, respeito e desejo de muito sucesso diante do que já sofremos e ainda sofremos com violência, perseguições, cerceamento de trabalho, baixos salários, falta de empregos.

Nós somos teimosos, e sabemos remar contra a maré. Somos jornalistas, somos fortes, e não faltamos ao dever de informar à sociedade.

Parabéns, um viva aos Jornalistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.