Abril azul

Nesse início de mês quero ressaltar a nossa Lei sobre o ABRIL AZUL.

Apesar do Dia Mundial de Conscientização do Autismo ser celebrado em 2/4, a campanha Abril Azul busca trazer visibilidade para o tema durante todo o mês, como forma de mobilizar a sociedade sobre essa condição ainda desconhecida e discriminada por muitos.

Lei Ordinária Nº 5495 de 07/08/2019: Institui o mês “Abril Azul”, dedicado à realização de ações educativas para despertar a conscientização da população sobre o transtorno autista.

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. Uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento. Esta desordem faz parte de um grupo de síndrome chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD).

É uma campanha que visa à luta pelos que vivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O autismo, cujo nome técnico oficial é Transtorno do Espetro Autista (TEA), é um transtorno de desenvolvimento caracterizado pela dificuldade de comunicação e interação social, e por comportamentos repetitivos e/ou restritos.

As causas desse transtorno ainda são incertas sendo constituído por diferentes graus. Enquanto alguns diagnosticados com TEA são dependentes de cuidados alheios, outros são capazes de manter uma rotina comum de trabalho e estudos. Alguns pacientes apresentam até mesmo maior capacidade de atenção, memória e facilidade para o aprendizado de temas específicos.

O diagnóstico é complexo e se feito precocemente otimiza os resultados da intervenção.

Não é todo mundo que procura se informar sobre o autismo, o que colabora para que pacientes com TEA sofram preconceito e até mesmo a discriminação. Muitas pessoas consideram as crianças autistas desobedientes e mal-educadas, levando-os a exclusão social.

Importante a sociedade se informar sobre TEA , passar a respeitar e não discriminar! As famílias precisam de apoio pois muitas passam por muitas dificuldades de encontrar tratamento adequado tanto na rede pública quanto na privada.

Autismo não é luto, é luta!

Pai abraçando o filho autista. Foto: Banco de Imagem Pixabay

SAIBA MAIS SOBRE O MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge 1 em cada 160 crianças no mundo. No Brasil, estima-se que existam cerca de 2 milhões de autistas.

O diagnóstico ocorre geralmente entre os 2 anos e meio a 3 anos, e não existe cura para essa condição. Para dar visibilidade ao tema, foi escolhido o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo e, para que as ações ocorram no mês todo, foi criada a campanha Abril Azul.

A ideia é mostrar as características e as dificuldades do transtorno, incentivando, dessa maneira, a inclusão do autista em sociedade, bem como a criação de políticas públicas voltadas para esse grupo.

Quer entender melhor os objetivos do Abril Azul, a importância de dar destaque para o transtorno e como sua clínica ou hospital pode participar dessa campanha? Acompanhe nosso post e comece a planejar ações para a data!

O que é Abril Azul?

A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo para dar visibilidade ao tema, já que o transtorno ainda é bastante desconhecido pela população. Assim, criou-se também a campanha Abril Azul para que o mês inteiro seja marcado com diversas ações voltadas para o autismo.

Por que a cor azul? Porque o autismo atinge muito mais os meninos do que as meninas (proporção de 4:1), fato que a ciência ainda não consegue explicar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.