Narcisismo X transtornos de personalidade narcisita

Ainda sobre o tema Karol, que virou assunto por sua passagem na casa mais vigiada do Brasil (só isso já coloca nossa vaidade em jogo), pude ver infindáveis posts diagnosticando a cantora como narcisista.

Vamos deixar claro aqui a diferença que existe entre o narcisismo, conceito da psicanálise e o Transtorno de personalidade narcisista:

Para Freud, o narcisismo é uma fase de desenvolvimento das pessoas (todos nós), um estágio onde o desejo é concentrado no próprio corpo, para que o outro possa me amar (falando de forma simples).

É um estágio importante para que o indivíduo possa aprender a conviver com as diferenças. No narcisismo primário, o ego é elegido como objeto de amor. Como explicou Freud, todas as pessoas são narcisistas em certo ponto já que elas contém em si um ímpeto pela auto conservação. TODOS NÓS!

Já o transtorno de personalidade narcisista é um distúrbio em que uma pessoa tem uma idéia exagerada de sua própria importância.

Pessoas que sofrem desse problema geralmente tem dificuldade de se relacionar e de se colocar no lugar do outro. Podemos afirmar que essas pessoas tem tendência à depressão, além de poderem desenvolver uma série de vícios e dependências.

Costumas ter em seu íntimo uma insegurança de si mesmo que provavelmente descobrirá em um processo de terapia, caso essa pessoa se proponha a isso, já que em seu imaginário e necessidade de preservação talvez seja difícil para ela aceitar ajuda.

Mas por que será que as pessoas se incomodaram tanto com a Karol?

O que será que despertou em cada um esse mix de ódio, vingança, rejeição, e de alguns pena. A “arte” está aí para isso gente: identificação, elaboração das próprias questões.

O que difere ela das pessoas que fizeram campanha para que ela saísse? Que ofenderam de nomes absurdos uma pessoa nas redes sociais? Esse lugar que nos permite tacar pedras escondidos.

O que da Karol tem na sua história que te afetou tanto?

Pensem sobre isso e entendam que: onde tem narcisismo tem um ser humano cheio demandas, tem uma sociedade crítica e extremamente exigente que cobra de papéis e postura que muitas vezes não bancamos, não porque não queremos, mas porque nossa trajetória não nos permite, ou qualquer outro motivo.

Ninguém ofende ou sente raiva se não tiver em si esses sentimentos. A raiva que você tem da Karol é sua!

As questões que ela tem com a história dela, é dela. Quando julgamos o outro estamos tentando nos sobressair, e veja bem… Essa também é uma das necessidades dos narcisistas hemmm…

Fiquem bem!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.