A educação filosófica

Muito se fala que a cura para o preconceito é a informação. Mas eu não acredito nessa proposição. Aparentemente, o preconceito, a má fé, nada tem a ver com ignorância.

O preconceito é aquilo que se mantém depois que a pessoa passa a conhecer. A ignorância é fruto da falta de acesso às riquezas intelectuais da sociedade e da falta de democracia em que vivemos.

Uma pessoa ignorante, mas de coração aberto, normalmente se encontra disposta a aprender e a melhorar. Já para uma pessoa preconceituosa, você pode apresentar uma miríade de informações e os mais argutos argumentos. Mesmo assim, ela manterá a opinião preconceituosa dela.

O preconceito, nesse sentido, é fruto do coração fechado. Nestes casos, se falarmos de um problema educacional, não devemos falar de falta de informação, mas de um problema educacional mais estrutural na pessoa.

É seu senso de democracia, de republicanismo, de alteridade etc, que estão prejudicados. E isso somente uma nova vida, um nascer de novo, pode reeducar radicalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.