Desgoverno brasileiro

Não é hipócrita ser um humanista e desejar a morte do Bolsonaro por coronavírus. Hipócrita é apoiar esse governo e exigir que humanistas tenham empatia por quem não apenas nunca demonstrou empatia por ninguém, mas se recusou dioturnamente a ser humano ao responder “e daí?” para as dezenas de milhares de mortes causadas também por suas ações irresponsáveis e genocidas como presidente da república.

Não, quem sente a esperança de alguma justiça divina ou ironia histórica numa eventual morte de Bolsonaro por coronavírus não está se “igualando ao outro lado”. Apenas o cinismo da horda de fanáticos bolsonaristas, imunes ao argumento e à realidade, pode achar que a reação das pessoas atacadas pelo presidente seja um sinal de que ele está certo.

Nem sob uma ótica estrategista fingir pena pelo presidente faz algum sentido. Afinal, também é uma forma de demonstrar que as consequências do que Bolsonaro fez são graves demarcar que não somos mais capazes de desejar seu bem estar. Aliás, nem se eu quisesse muito, conseguiria.

Supostas estratégias de demonstrar pacifismo absoluto só podem ser defendidas seriamente por quem pensa política do ponto de vista da lua, preocupado com estatísticas mortas, não da terra, sujeito aos reveses da carne e do sangue como humanos que somos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.