O grupo do ódio no Big Brother Brasil, tem grande identificação entre si.

Nego Di é produto do racismo gaúcho. E a comunicação gaúcha seguirá dando espaço para esse tipo de perfil: homem negro completamente alienado das implicações raciais de seu personagem e ótimo em fazer as pessoas rirem.

Para sermos honestos, Nego Di não é diferente de toda a galera do Pretinho Básico, ou das pessoas que consomem esse tipo de cultura bem popular da região gaúcha. Ele é parte de uma geração que faz sucesso e ganha dinheiro falando mal, rindo e humilhando pessoas.

Nego Di, no momento decisivo no paredão. Foto: Grupo Globo

E em especial, dentro dos parâmetros da meritocracia do politicamente incorreto expresso no Pretinho Básico, Negro Di foi o mais talentoso, não atoa se destacou, e aos 25 anos era um fenômeno na província Porto Alegre. Ganhou espaço, fama e ampliou seu patrimônio.

Mas a verdade é que esse personagem (hoje representado pelo Nego Di) é tão antigo e perverso quanto o humor cruel que ele carrega. Historicamente, o racismo cria com excelência essa contradição, pois, o fato de ele ser negro gera um ambiente de “humor neutro”.

Só não podemos esquecer que o pior racismo é aquele disfarçado de humor e que esse humor precisa de plateia e de risada pra se sustentar. Aqui no Sul, historicamente a gente ri, a gente curte, compartilha e legítima o que há de pior do personagem Nego Di.

O racismo gaúcho permitiu a ascensão econômica e social desses personagens. Esse humor e humorista se cria ‘melhor’ no Rio Grande do Sul, pois, no resto do Brasil, quem foi que riu com Nego Di?

Esse personagem conquistou o seu espaço justamente por ser da região. Esse contexto que permitiu tudo isso, e independentemente dele ter saído da casa, é isso que temos que questionar. Isso têm mais haver conosco do que com a pessoa e o cancelamento dele em si.

Por sinal, e ainda em tempo, vocês estão sabendo do aumento da passagem de ônibus na capital? Da proposta de auxílio emergencial de apenas 250 reais, e que se continuarmos nesse ritmo vamos terminar a vacinação da covid-19 só em 2023?! Das pautas globais aos problemas reais.

O comportamento ferox de indivíduos em determinado campo da lógica

Em bloco, comportam-se de maneira semelhante: Freud já falou da Folie à Deux, quando um transtorno psicótico era compartilhado por duas pessoas. No caso, tem muita gente compartilhando essas visões distorcidas.

O narcisista clássico constrói um percurso de memórias muito particulares, no qual ele é “vítima” de vários indivíduos que não o compreendem.

É uma reestruturação seletiva da memória (todo mundo faz isso: em maior ou menor grau, a vida é um grande telefone sem fio em que “acreditamos naquilo que pensamos que ouviu”). Eles constroem um falso “eu”, pois quem é narcisista, no fundo, não se gosta como é.

Depois da treta, o abusador do momento “passa a ser a vítima” num instante, e com o apoio integral do grupo. A posição de vítima ajuda, e muito, a obter ganhos com a triangulação.

O grupo triangula com muita frequência!

O triângulo narcisista consiste na criação de inimigos, criando situações em que eles, membros do grupo, tenham que ser defendidos.

Com isso, eles criam um mundo ilusório, no qual são o centro das atenções.

Até a vítima acredita neles, vide Lucas Koka Penteado, eles acham que sua multidão de “fãs” fora da casa acreditam nas suas versões tresloucadas da realidade. Aquele falso “eu” que cada um do grupo criou, finalmente, encontraria nos paredões, ou nos pedidos para sair, a sua redenção.

A reestruturação seletiva da realidade do grupão narcisista acredita que Lucas Penteado foi rejeitado pela sociedade “aqui de fora”. E que Gilberto Nogueira, depois da treta de ontem com a cantora sonolenta, fica com a imagem desestabilizada. E que Nego Di, mesmo ridicularizando minorias, é o tal. E que a militância enfadonha de Lumena encontra eco em seres humanos justos. E que Karol Conká tenha apenas “surtos de justiça”.

Acredita que ninguém veja as articulações toscas de Projota. E não adianta discutir com um narcisista!

Alguém duvida que dirão que Nego Di foi injustiçado?

Temos que cancelar é essa edição do BBB21.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.