O dia dos excelentes profissionais da comunicação

Neste mundo moderno de comunicação, com as redes sociais proporcionando, em tempo real, oportunidades infinitas de fake news, cada vez mais necessitamos de repórteres íntegros, que fazem jornalismo sério e alicerçam a Imprensa em todos os meios de comunicação.

O repórter produz conteúdos apurados com qualidade profissional, na acepção da palavra. Com cobertura de pautas e notícias, baseada na profunda investigação dos fatos, e em entrevistas, elabora material elucidativo e imparcial, capaz de sustentar o leitor e a sociedade.

Após o notável alemão Johannes Gutenberg revolucionar a imprensa e propiciar o uso de máquinas para impressão dos jornais, surgiu a figura do repórter. No Brasil, os primeiros jornais de caráter noticioso apareceram no final do século XIX – O Estado de São Paulo e Jornal do Brasil. No início do século XX, passaram a dedicar espaço para grandes reportagens, calcadas no aprofundamento investigativo da informação, a partir da pesquisa, contextualização, abordagem multiangular e narrativa diferenciada.

O imortal escritor, professor e jornalista Euclides da Cunha (1866-1909) é considerado o primeiro repórter do Brasil, devido à cobertura da Guerra dos Canudos para O Estado de São Paulo, em 1896. Mais tarde, a obra se tornaria um dos mais notáveis clássicos da literatura brasileira – Os Sertões –, que retrata a Guerra dos Canudos.

Hoje, comemorando o Dia do Repórter, homenageamos todos esses profissionais da comunicação! Com esforços conjuntos, esperamos que sejam revertidos os tristes dados estatísticos da organização Repórteres sem Fronteiras, que aponta o Brasil como o país com o maior número de jornalistas mortos nas Américas por conviverem com a censura e perseguição política, militar, policial e de criminosos. São fatos que enaltecem ainda mais a figura do repórter que, diversas vezes, se arrisca para levar a informação até a sociedade. #ForçaRepórter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.