O verdadeiro vilão do BBB21

Nem Conka, nem Lumena. O maior vilão do #BBB21 é o mesmo de sempre: o Boninho.

A Karol Conka e Lumena são insuportavalmente arrogantes, cruéis e canceladoras? Sim. Se perderam nas personagens que criaram? Também.


Mas não se pode esquecer que elas estão na Globo. Que é muito, mas muito estratégica e Boninho aprendeu a fazer entretenimento criando conflitos, brincando com o emocional de todas as pessoas (dentro e fora da casa) e com muita política – muita mesmo.


Ano passado, no BBB20, foi a edição das “fadas sensatas”. Manu e Rafa, deram um show do mais do mesmo falando tudo aquilo que a gente fala desde sempre só que somos ignoradas (rs).

O Babu (que também foi bastante perseguido na casa) não levou o prêmio, e quem ficou milionária foi Thelminha. Uma mulher negra, forte, resiliente. Adjetivos que caberiam também na Karol Conka (agora conhecida na internet como Jaque Patombá), não fosse a arrogância e a crueldade que deixaram [quase] todos estarrecidos.


E é mais ou menos isso: Karol é a antítese de Thelma e o Lucas é antítese de Babu e estão lá no jogo justamente para desfazer, no imaginário coletivo, a ideia que Thelma e Babu trouxeram de fortalecimento e união da gente preta.


E deu certo, né?


Se ano passado estávamos divididos entre quem amava Babu e quem amava Thelma, esse ano – por ser quem é, o famoso moleque zica do bem, a casa quebrou Lucas, a ponto dele desistir do jogo, e, por ser quem é, a arrogância do “pretos no topo” que mira o “black money” e oprime quem não “chegou lá”, Brasil odeia Karol.


A Globo emplacou a sua narrativa mais uma vez, através do BBB, e prende a todos nós – por uma ponta ou por outra. E Boninho se mostra um gênio do que há de pior no entretenimento justamente porque, como disse meu colega Ramos Pecê, em tese, o BBB só dá certo quando as pessoas dão errado.

Não vou aqui me arrastar sobre a situação do Lucas porque, resumidamente: quem é preto, assistiu ao programa e não ficou mal, está assistindo errado ou está tão apegado às máscaras brancas, que nem Fanon dá jeito.

As pessoas se enfia na terapia porque já passou, em maior ou menor grau, pelo o que Lucas passou dentro daquela casa – sem ter a chance de sair, honradamente, pelo confessionário.

Boninho é o vilão? Sim. Mas isso não exclui o fato de que, como li por aí no twitter, “tem muito gabinete do ódio fazendo cosplay de Wakanda”.


Talvez, pelo pior exemplo possível, as pessoas entendam que negros e negras, não são uma coisa homogênea. Existe muita gente – preta – entre Sueli Carneiro e Sérgio Camargo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.