A falta de comunicação

O desamparo é a impotência da ação e do discurso. É quando falas e gestos não germinam na alteridade do outro e, por isso, não adquirem o estatuto das atividades políticas que modificam o curso dos acontecimentos.

Por razões impossíveis de serem mencionadas brevemente, desde o primórdio da modernidade o desamparo fundamenta a experiência humana e social. Mas se tem um elemento que expõe o surgimento de uma pós-modernidade (ou hipermodernidade, como preferirem) é a radicalidade do desamparo como experiência humana genérica.

Falta de comunicação complica empresas - YouTube

Obviamente a virulência de movimentos políticos extremistas, o crescimento do fundamentalismo religioso das massas e a adesão profunda à internet como espaço de pós-política virtualizada são sintomas de um desamparo cada vez mais absoluto.

O desafio político de nossa época, portanto, é o maior de todos, porque é o desafio de resgatar a possibilidade mesma de uma política. É o desafio de criar uma solidariedade, a qual não serve apenas para o outro, mas para criar um espaço político para nós mesmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.