Cuidar da alimentação para uma qualidade de vida é essencial

Obesidade é uma classificação médica, baseada no consenso das sociedades de especialistas, do ministério da saúde e da OMS para classificar pessoas com índice de massa corpórea acima de 30.

Essa classificação baseia os estudos científicos que provam a relação entre obesidade e enfermidades como hipertensão, diabetes, artroses, doenças cardiovasculares, cirrose, cânceres, entre outras.

Isso significa que apenas obesos tem essas doenças ou que obesos necessariamente terão essas doenças? Não. Significa que obesos tem maiores chances de desenvolvê-las, ao ponto de em muitos casos a perda de peso ser o tratamento básico para controle de comorbidades.

A obesidade é considerada uma epidemia pela OMS, assim como a depressão. A prevalência aumentou muito na humanidade nas últimas décadas com o avanço dos alimentos ultra-processados e do sedentarismo na classe trabalhadora. Isso também é considerado uma forma de genocídio. Saúde alimentar é um direito humano. Não aceite que o nuggets 3D seja base alimentar dos mais pobres, cuja expectativa de vida também é menor por causa da dieta.

Gordofobia é o uso da aparência física das pessoas para excluí-las, ofendê-las, discriminá-las e tirar-lhes oportunidades de emprego e afeto. Defender a saúde alimentar e combater a obesidade como epidemia é defender as pessoas, as quais não se reduzem ao seu peso.

Ilustração da gordofobia

Sim, nem todas as pessoas obesas o são por causa da dieta e do sedentarismo. Em crianças por exemplo, 5 a 10% possuem doenças metabólicas ou genéticas de base que acarretam a obesidade e precisam de investigação complementar. Mas a maioria é por hábitos e vícios.

Não existe gene da obesidade. Mesmo que a facilidade de ganho ou perda de peso possa ser determinada geneticamente ou epigeneticamente, do eutrófico ao sobrepeso e do sobrepeso à obesidade tem um longo caminho.

Combater a obesidade não é gordofobia, assim como combater a gordofobia não é defender a obesidade. Quem mistura esses elementos não entendeu o debate nem os conceitos relacionados ao tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.