É preciso vencer os dois vírus

Uma das crenças mais nocivas dos tempos atuais é a de que opiniões precisam ser respeitadas. Pessoas merecem respeito, ideias não necessariamente merecem.

Já faz alguns anos que grupos de terraplanistas se tornam mais organizados e se fortalecem. Tenho certeza que a maior parte dessas pessoas são bem intencionadas, honestas, bons pais e mães de família. Nada que as desabone pessoalmente. Com relação à opinião delas sobre a curvatura da Terra, bem, eu não tenho outra alternativa a não ser considerar essa uma imensa idiotice que não merece respeito.

Ainda hoje tem gente que simpatiza com nazismo ou acha que a escravidão foi justificada ou que defende abrir mão de liberdades individuais em nome de alguma sociedade utópica. Não tem como falar “olha senhor nazista, entendo seu ponto de vista, mas…”. Não, eu não entendo seu ponto de vista porque ele é uma bosta e você precisa ouvir e saber disso.

Digo isso, pois, nós vivemos um momento histórico em que o pensamento científico e a democracia liberal, os dois principais alicerces do Iluminismo, tem sido duramente atacados no mundo todo como há muito tempo não se via.

Neste momento está sendo gestada uma disputa política, patrocinada inclusive pelo Bolsonaro, em torno de tomar da vacina chinesa coronavac.

É muito importante que no momento que isso acontecer a opção por não tomar a vacina seja duramente repudiada. A melhor informação disponível mostra que tomar uma vacina é uma opinião superior a opinião de não tomar. A evidência é farta e documentada, não há discussão razoável quanto a isso.

Ignorar opiniões objetivamente e comprovadamente ruins tem feito elas se fortalecerem ao longo do tempo. Elas precisam ser combatidas.

Como bem disse um colega meu “hoje a Terra Plana é uma piada. Amanhã é uma bancada.”

Arte | Branco de imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.