Acostumem-se pra quando o socialismo chegar.

Brancos incomodados porque a imprensa tem frisado e comemorado o fato das primeiras pessoas vacinadas em vários lugares do país serem mulheres pretas é o puro suco do racismo brasileiro.

Você sabia que pretos no Brasil possuem em torno de 50% de chance a mais de morrer da Covid-19 do que brancos? Você sabia que a maioria dos profissionais de saúde que morreram no Brasil são mulheres pretas? Técnicas e auxiliares de enfermagem foram a categoria com maior número de casos e proporção de mortos entre esses profissionais. E advinha a prevalência de gênero e raça nessa profissão, que é a de menor remuneração entre os trabalhadores da saúde? (Dados do falecido ministério da saúde)

No Brasil, 56% da população é preta ou parda, segundo o IBGE, e um jovem preto no Brasil tem 2,7 chances a mais de ser morto do que um jovem branco.

Se vidas pretas importam, raça deve ser um dos quesitos de priorização da vacina sim.

SUS é isso, democracia é isso, é equidade, é dar mais a quem precisa mais, é priorizar quem precisa mais dessa prioridade, não quem tem mais privilégios ou poder.

Sei que dói no peito de quem foi educado a bater o pé e ter tudo que quer na hora que, quer ser obrigado a esperar a vez na fila e ver outras pessoas com muito menos privilégios sendo priorizadas, mas isso é viver numa sociedade racionalmente organizada e distribuída.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.