A fórmula secreta de todos para sempre reside no hoje.

Não sei o que acontece: quanto mais crescemos, mais incrédulos nos tornamos. Os anos passam e, como o relógio da vida bate, paramos de acreditar em muitas coisas. Paramos de acreditar na fada dos dentes e no monstro que vive embaixo da cama.

Já não engolimos a história do Papai Noel. E um dia, também percebemos que sim, é verdade e que o amor não é para sempre, mas o sempre é dito com frequência. Vamos lá, que o “felizes para sempre” e o chamado “amor eterno” são uma das tantas ficções que ouvimos tanto quanto as crianças.

No entanto, não é tão ruim perceber isso. Pelo contrário, aceitamos com total e calma resignação, porque descobrimos algo muito maior e melhor: o momento presente. E quando o fazemos, é como se levássemos um peso em nossos ombros. Em outras palavras, a pressão que vem de alcançar aquele “para sempre” com alguém e que no final não funciona, deixa de ser um fardo e desaparece, nos relaxa e nos faz ver que tudo depende simplesmente do “hoje”.

Então, nossos relacionamentos mudam e também a maneira como os carregamos. Percebemos que não queremos mais nem acreditamos no “para sempre” que dura um piscar de olhos e, em vez disso, começamos a trabalhar por momentos mais duradouros, transformando “passo a passo” em uma constante que aumenta indefinidamente porque não há mais pressão ou ansiedade para alcançar “para sempre” em desespero.

Percebi isso quando pensei na quantidade de “para sempre” que prometi. Tantos futuros com pessoas diferentes e nenhum foi cumprido. Até que um dia entendi que não existe para sempre o que é cumprido pela magia, porque “para sempre” é a soma de todos os momentos presentes que são trabalhados no exato momento de cada dia, sem se preocupar com o passado e menos com o que está acontecendo, o futuro, porque precisamente o futuro depende de quão bem hoje é alcançado. Não há mais.

A partir desse momento, parei de prometer o famoso “felizes para sempre” e comecei a prometer bons presentes sempre. Era muito mais fácil garantir um bom momento presente do que garantir um bom momento futuro, em vez de apenas sonhar acordado e sonhar com aquele futuro distante que nem estava trabalhando no meu presente.“

Talvez a eternidade verdadeira seja encontrada nos momentos atuais. Aqueles pedaços de vida que compartilhamos e damos a outra pessoa. ”Foi assim que parei de acreditar no eterno que durou pouco e me tornei mais dedicado ao pouco a pouco que sempre dura. Aqueles momentos e momentos importantes porque acontecem aqui e agora e é a única coisa que importa. Com isso, tirei a pressão de amanhã, porque sabia que amanhã faria o mesmo: viver no momento presente que garantiria outro momento presente depois de amanhã e assim todos os dias.

Quando abandonamos a ideia de apego causada por querer dar como certo que o “sempre” acontece com facilidade e do nada, então começamos a realmente trabalhar todos os dias nos seguintes momentos das manhãs que nos restam para viver. E honestamente, encontrar alguém que faça o mesmo com você e não queira vender mais falsificações para sempre é tudo.

É porque então não há mais a necessidade de prometer algo que não sabemos se ele virá; algo que se desgasta por não saber se isso vai acontecer e só causa medo, incerteza ou ansiedade. Em vez disso, e sensatamente, oferecemos nosso presente diário, porque é a única coisa que temos. Oferecemos porque é a coisa mais valiosa e precisa que existe para construir um longo relacionamento.

No final, talvez durante todo esse tempo tenha sido enganados e tão preocupados em encontrar alguém que nos promete um “para sempre” de verdade, em vez de procurar alguém que já tenha entendido o real significado de tudo isso.

Sei que não é um “para sempre”, porque até o resto da nossa vida é finito, mas prefiro, porque é mais real e realizável. Porque no final do dia, um sincero e ansioso “pelo resto dos meus dias” vale mais do que todo o fugaz “para sempre” do mundo. E eu não sei sobre você, mas isso para mim, é melhor que tudo hoje em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.