A contagem de infectados e óbitos pelo covid-19 é feita pelo campo médico e não pela imprensa

Fique em casa
Imagem Arte Marcelo Augusto

 

Muitas pessoas estão culpando a imprensa por supostamente os dados de infectados e mortos estarem inferiores ao que acreditam ser.

Primeiramente é preciso esclarecer uma coisa os veículos  só divulgam as  informações  com os dados com base nas informações oficiais dos órgão de saúde, não há como a imprensa diagnosticar pacientes, já que os exames dependem de análise laboratorial e médica, que não compete ao jornalismo atestar pelo simples fato de não ser competência dos profissionais de informação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) esclarece que nenhum país tem os dados reais do covid-19, já que o contágio do vírus é muito rápido devido a transmissão comunitária em todos os continentes e não há testes suficientes para verificar toda a população.

No Brasil não é diferente, por tanto todo novo caso confirmado de brasileiros que testaram positivo ao coronavírus. Será é impossível que o país tenha na íntegra dados atualizados de forma imediata. Devido a isso os números de infectados e óbitos é apenas uma amostragem de crescimento e não representa a quantidade exata da pandemia.

O Ministério da Saúde diz que a contagem é da seguinte forma: Todo novo caso de infectado e óbito atestado pelo COVID-19 em Hospital Público e Privado, é enviado um relatório para as secretarias municipais e estaduais de saúde e posteriormente os dados são entregues ao Ministério da Saúde que soma diariamente os dados e divulga a imprensa.

Fique em casa! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.