Ao mesmo tempo, Brasil enfrenta a pandemia causada pelo Coronavírus

Os casos de Dengue, Chikungunya e Zika se alastram Brasil afora.  Os números são alarmantes, 30 mil notificados nas primeiras semanas de 2020, de acordo com o Ministério da Saúde. Segue o último levantamento da doença causada pela Dengue:

•    São Paulo registra 10.271 casos prováveis

•    Paraná é o segundo estado com mais registros: 8.463 casos

•    A maior concentração de casos por habitantes está no Acre: 92,41 a cada 100 mil

•    Em segundo lugar está o Mato Grosso do Sul, com uma taxa de 76,61 a cada 100 mil

O último Boletim Epidemiológico, feito em fevereiro deste ano pelo Ministério da Saúde, é preocupante. Os casos de Dengue chegaram a 180 mil, os de Chikungunya a seis mil e os de Zica com 580 casos. Devido a isso, é importante que a população continue combatendo o mosquito transmissor, evitando a proliferação do Aedes aegypti.

A Dengue teve aumento alarmante no período de 29 de dezembro de 2019 a 09 de fevereiro de 2020. Dois estados possuem diferenças entre os sorotipos: Roraima, que foi possível detectar DENV-1 e 2, e o Paraná, que teve a detecção viral de três sorotipos DENV-1, 2 e 4.Até o dia 16 de fevereiro o número de casos confirmados graves de Dengue era de 111 e 1.371 com sinais de alerta. Outros 264 pacientes estão em investigação.

Até o fechamento da matéria foram confirmados 32 óbitos por Dengue, 26 deles por critério laboratorial. São nove casos no Paraná, sete em São Paulo, sete no Mato Grosso do Sul, dois no Distrito Federal e um no Acre.

Outros 115 casos de mortes permanecem em investigação.As pessoas acima de 60 anos representam 62,5% dos óbitos confirmados, uma média de 20 mortes por Dengue. Já com relação à Chikungunya, dois óbitos obtiveram critério laboratorial, sendo um localizado no estado do Rio de Janeiro e outro no Mato Grosso.Algumas pessoas não sabem que estão com a doença ocasionada pelo mosquito da Dengue após a sua picada infectante.

Existem, portanto, duas razões para isso: uma é que pode ter tido uma infecção sem sinais e sintomas e a outra por confundir com viroses febris agudas.Ao mesmo tempo em que o Brasil enfrenta a epidemia causada pela Dengue e doenças correlatas, o país também passa pela pandemia ocasionada pelo Coronavírus, na qual o país tem números crescentes de casos confirmados e óbitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.