Número de pessoas infectadas pelo Covid-19 no Brasil chega a 291

De acordo com novo balanço feito pelo Ministério da Saúde a respeito da situação nacional em relação ao novo Coronavírus, conhecido como Covid-19, o número de pessoas infectadas chega a 234. Contudo, existem casos que não foram contabilizados até o momento do fechamento da matéria. A atual apuração não tem consideração efetiva sobre os números divulgados pelas secretárias estaduais de saúde.

No estado de São Paulo são 164 casos confirmados. Deles, 162 estão apenas na capital paulista, um em Ferraz de Vasconcelos e um em Santana de Parnaíba. Porém, essa não seria a verdadeira quantidade de pessoas infectadas pelo Covid-19.  

Na capital paulista os números de casos suspeitos da doença são de 5.047. O infectologista e coordenador do Centro de Contingência do novo Coronavírus, David Uip, relata: “São Paulo é o primeiro estado brasileiro com transmissão comunitária”, constatou ele, que ainda afirmou que o segundo estado com contagio local do vírus é o Rio de Janeiro.

Veja a relação de casos suspeitos em cidades do estado de SP: Taubaté 11 casos; São José dos Campos oito casos; Bragança Paulista cinco casos; Caraguatatuba cinco casos; Atibaia quatro casos; Jacareí quatro casos; Ilhabela três casos; São Sebastião dois casos; Cruzeiro com dois casos; Lagoinha dois casos; Caçapava  um caso; e Cachoeira Paulista um caso.

O Portal Jornalismo de Bolso conseguiu, com exclusividade, a informação de que o hospital israelita Albert Einstein está  com 260 casos positivos confirmados externamente da unidade, na zona sul de São Paulo (SP), na manhã de quinta (12), por questões de segurança não revelaremos o nome da fonte.

O vírus possui três estágios e listamos como que funciona a doença:

1.º Casos importados registrados no país; o doente contraiu o vírus no país em que o coronavírus está em estágio avançado;

2.º Transmissão Local: O indivíduo contrai a doença de uma pessoa que trouxe o vírus do exterior;

3.º Transmissão Comunitária: Aqui é quando não tem como identificar quem é a pessoa com vírus.

Segundo o coordenador do Centro de Contingência da Doença em São Paulo, David Uip: “Na minha leitura, você precisava de três dados que nós já temos. Você precisava da entrada do vírus no Brasil, já temos. Precisamos da transmissão local, já temos. Precisamos da transmissão comunitária já temos”.

O médico ainda afirma que agora é necessário cancelar eventos para evitar aglomerações. Os paulistanos, porém, não precisam entrar em pânico. “Estas medidas são aplicáveis hoje pensando na população, pois, agora, são 106 casos confirmados. Pode ser ainda que as providências futuras sejam totalmente diferentes das que estamos tomando hoje”, comenta.

Saiba mais: Casos em outros estados brasileiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.