O diferencial competitivo e a importância da criatividade nesse processo

Fonte: CDLItaúna

A Criatividade e inovação são definições que costumam ser usadas como expressão de sentido parecidos, mas a grande verdade é que tratam de habilidades complementares. A combinação dos dois atributos tendem a trazer resultados positivos nas empresas.

O cenário em que vivemos hoje repletos de mudanças e o uso cada vez maior da tecnologia. A inovação significa ir muito mais além aos investimentos tecnológicos e a criatividade é a competência chave para a sobrevivência e evolução de qualquer negócio. Em um mercado competitivo, as empresas precisam procurar seus diferenciais para se destacar.

Inovação ela acontece quando o “diferente” é lançado no mercado. Existe por trás a gestão da inovação que visa buscar o impulsionamento que transformem o negócio em lucros. A empresa precisa se reinventar quando necessário. É uma condição fundamental para que a gestão da inovação obtenha os resultados. A criatividade e inovação andam juntas de mãos dadas. já que a primeira pressupõe segunda e ambas fazem as coisas acontecerem.

Tudo deve ser pensando em como está o mercado e o que os clientes desejam e querem. Qual o produto inovador que aquele público procura.

O diferencial competitivo é quando os clientes escolhem empresas X mesmo tendo ofertas ou produtos na concorrência. O que faz isso acontecer é a vantagem competitiva no qual  a empresa seja preferida dos clientes, fazendo com que a visão dos clientes fique fiel àquela marca.

Hoje no mercado existe Amazon que veio para revolucionar, havendo um crescimento, pensando no futuro. A empresa visa entender o que os consumidores realmente querem. O que se entende é que a partir de 2019, a forma de entrega vai  alcançar um patamar arrematador de forma imediata da compra. As ferramentas que empresa está revolucionando.

Segundo o fundador da empresa, Jeff Bezos: “Uma das filosofias da Amazon no mundo inteiro é assumir que falha e inovação são irmãs gêmeas”. A Amazon ensinou o que é inovar usando 4 formas que são: Pesquisa e desenvolvimento; Foco total na experiência do consumidor; Marketing online sempre em evolução e Logística de distribuição de excelência.

Existem inúmeras características que permite que a empresa ou organização se destaque das demais e qual segmento vai ser seguido e se crie a forma de atuação. É necessário investimento para que a inovação aconteça, por isso é importante o planejamento estratégico e assim se tem o direcionamento para que a empresa esteja à frente.

Não se tem um modelo especifico para que seja aplicado universalmente nas organizações ou empresas para que elas obtenham sucesso. O que precisa ser avaliado é a estratégia organizacional da empresa, qual o propósito, onde querem chegar, precisam proporcionar a lucratividade. A regra é clara na era que estamos só quem é inovador terá um crescimento maior no mercado.

Para que se tenham bons resultados é necessária à combinação da inovação e diferencial competitivo. Afinal a inovação é uma alavanca para o sucesso empresarial. A equipe envolvida no projeto inovador precisa alinhar estratégias do negócio e desenvolve-lo e passar por etapas que são referencias e caminhos para que os desafios da inovação sejam norteados e conquiste com existo os projetos desenvolvidos além da originalidade e expertise, as transformações sempre são difíceis, custosas e necessárias.

Para cada detalhe na equipe e a empresa precisa estar aberto para adotar novos modelos nos processos e prontas parar correrem riscos para que assim atendam as demandas do mercado que está cada vez mais exigente em inovações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.