A Tropa dos Bichos

Comparativo entre o livro “A Revolução dos Bichos” e a organização empresarial Samsung.

Quem tiver interesse de ler o livro para entender melhor essa alusão feita por mim segue o link: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/animaisf.pdf

Uma breve introdução para compor a alusão, a sociedade humana é formada por diversas organizações de diferentes tamanhos. O que podemos dizer, que a vida em sociedade facilita e muito as atividades desenvolvidas por essas organizações e não seria diferente com a Samsung.

Hoje em dia os conceitos relativos à organização fazem alusão a um sistema formado por pessoas, recursos financeiros e todos com um único foco o alcance em conjunto de diferentes objetivos, mas para que tudo isso tenha eficácia é necessário ter pessoas capacitadas, que tenham uma boa comunicação, atuem de forma conjunta e tenha o mesmo foco, na qual seria falar uma mesma linguagem.

Lembrando que uma empresa não anda sozinha, então a Samsung como organização precisa atender a necessidades da sociedade, então o fundador empresário Byung Chull Lee que seria até então o velho Major, ele pensando nos interesses da sociedade, mas visando crescer financeiramente e pensando nas futuras gerações com a tecnologia avançando de forma significativa.

A organização Samsung não é apenas um grupo aleatório de pessoas (animais), juntos ao acaso são animais que pensam no crescimento e de forma consciente pensam nos objetivos a serem alcançados.

Essa introdução quer dizer uma única coisa entre o livro A Revolução dos Bichos e a Samsung. Os gestores Velho Major, Bola de Neve e Napoleão desempenham papeis e funções importantes para a criação de tarefas estruturais e operacionais dentro da marca Samsung.

Assim para a sobrevivência da empresa caso aconteça alguma crise que possa abalar a todos os colaboradores na qual seriam animais que fazem parte de uma família que tem uma causa, mas o desenvolvimento de produtos com qualidades para uma sociedade que é escravas da tecnologia.

O fundador da Samsung, o empresário Byung Chull Lee no comparativo do livro A Revolução dos Bichos ele seria o Velho Major, pela capacidade e inteligência para revolucionar o mundo, o que uso para dar embasamento nessa ideia em alusão ao livro, é por conta do investimento na área agrícola de arroz e com muitos estudos em economia.

Acima de tudo olhando agora pela forma como o Velho Major pensava no futuro, pode ser dito que o empresário Byung Chull Lee usando de forma estratégica  na qual teve o impacto na fundação da Samsung Trend Company, e com verba bem limitada, deixou a desejar como na granja dos bichos com o corte dos alimentos para os animais e um trabalho pesado, mas pensando no crescimento da empresa.

A empresa era apenas uma loja de exportação e importação de produtos como peixe desidratado, vegetais e macarrão fabricado pela própria empresa aqui acontece o que de fato seria o pensamento do Major, uma visão para o futuro.

O mastro da granja dos bichos na qual cada cor tem um significado que representa a simbologia, e o logo da marca Samsung tem uma história por trás de cada caracteres, que representa o legado da marca sul-coreana, SAM = 3 e SUNG = Estrela, esse numeral na Coreia indica algo grande, vasto e forte, esses devem ser os pilares da empresa.

No livro são criados pelos bichos os sete mandamentos, e para ser feito uma alusão pode e deve ser usado ás 17 diretrizes e condutas internas da empresa Samsung na criação de valor social, dados tirados do site da marca, na qual deve ser seguido à risca por todos os funcionários:

1. Acabar com a pobreza em todas as formas em todo o mundo;

2. Acabar com a fome, melhorar a segurança alimentar e promover a agricultura sustentável;

3. Garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar para todas as idades;

4. Garantir uma educação de qualidade e promover oportunidades de aprendizado duradoras para todos

5. Alcançar igualdade de gêneros e empoderar todas as mulheres e garotas;

6. Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento básico para todos;

7. Garantir acesso à energia sustentável para todos;

8. Promover o crescimento econômico sustentável, emprego integral e trabalho digno para todos;

9. Desenvolver uma infraestrutura resiliente, promover a industrialização sustentável;

10. Reduzir as desigualdades dentro e entre países;

11. Tornar cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

12. Garantir o consumo sustentável e padrões de produção;

13. Adotar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos;

14. Proteger e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos;

15. Proteger o ecossistema e preservar a biodiversidade (florestas, desertos, terras, etc.).

16. Estabelecer um sistema justo para todos

17. Solidificar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para desenvolvimento sustentável.

Com a morte Byung Chull Lee, quem assume a empresa é seu filho Lee Kun-Hee no qual seria o porco Garganta seguindo os preceitos do seu pai e ideias na qual avançou e muito com a empresa Samsung, mostrando ao mundo a forma da comunicação entre a empresa e seus clientes e está no comando até hoje, e, ele foi o principal responsável por transformar a Samsung em uma marca global e expandindo as vendas para outros países e trazendo executivos estrangeiros, esses seriam os animais como Ferrabrás, Lulu, Cata-vento, Sansão, Quitéria, Mimosa, Maricota, Benjamim e Moisés e outros animais no qual seriam os que trabalham pesado no crescimento da empresa a cada ano.

As lições aprendidas nos primeiros anos posicionaram a Samsung como líder da indústria no início da era dos smartphones. Guiada pelo valor da colaboração aberta, a Samsung uniu forças com o Android para expandir a fronteira da tecnologia móvel – um movimento que levou ao nascimento da série Galaxy.

Um dos principais problemas negativos que a empresa teve foi quando aconteceu à guerra da Coreia com conflitos e estabilidade da região obrigando o fundador da empresa a deixar a cidade, com a guerra ele quase perdeu todo o negócio por conta desse conflito aqui existe um comparativo entre o Bola de Neve e Napoleão na qual existia uma briga entre eles, mas com a diversidade dos produtos oferecidos e espalhados por toda a cidade, manteve a Samsung de pé.

Esse conflito ficou dividido em grupos militares, nos quais pode se dizer que a Coreia do Sul era os fazendeiros da Revolução dos Bichos e o dono da Samsung o líder da granja dos bichos, essa estratégia foi importantíssima.

A construção de refinarias, vendas de fertilizantes e até seguros de vida foi uma alavanca para a sobrevivência da empresa.

Um segundo ponto negativo para marca Samsung usando o porco Bola de Neve foi quando a marca começou a guerra contra a concorrente Apple e usando o porco Napoleão pelo qual não concordavam com as coisas e por mais que fossem pensando no futuro, fabricando produtos eletrônicos cada um deve ficar no seu espaço, e isso acontece na fazenda os dois porcos não se entendem e discordam das coisas e acabam criando grupos divididos de animais e aqui usamos os clientes como usuários fieis a marca, indicando que a Apple patenteou o formato de interface da marca, mas por trás dos bastidores, a disputa entre as duas acabam se mostrando feroz.

Em tempos que a tecnologia avança cada vez para um caminho finito, a Samsung está expandindo cada vez mais os limites com a tecnologia móvel se tornando referência para o que o Smartphone pode e deveria ser um dos primeiros fatores em que a criação de designers ou hardware inovadores.

A interface dos aparelhos não é apenas a única mudança que marca está pensando é também na conectividade, a linha 5G, a Samsung tem patente e aprovação para a criação do sinal que vai ser o mais avançado do mercado.

Um profissional da área da tecnologia precisa pensar nos clientes, ter o embasamento para que melhorem o dia a dia dos usuários, no ambiente tecnológico é de extrema importância ter o olhar para o futuro. Aqui como na granja dos bichos, o começo de um novo legado no futuro em que todos os seres humanos a conectividade será evidente e fica uma pergunta, todos vão entender e respeitar o espaço do outro? – essa é uma incógnita que só o tempo poderá trazer as respostas, mas que ficou evidente nessa história que tantos os animais, quantos os seres humanos estão em conflitos de espaço, a raça humana está destruindo o mundo e não respeita o espaço dos animais.

Essa história foi muito bem escrita e deixa uma das melhores reflexões para cada um de nós. Cedo ou tarde isso chegará ao fim, mas essa é uma grande incerteza e não se sabe quanto tempo ainda pode demorar.

https://www.samsung.com/…/aboutsams…/sustainability/strategy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.