Não é apenas uma data e sim um abraço a vida

Fonte: Farmácia Hanemaniana Barros

Em dezembro de 1988, a Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, decidiu instituir o dia 27 de novembro como o Dia Nacional de Combate ao Câncer. O propósito principal é ampliar o conhecimento da sociedade e desenvolver campanhas juntos a comunidade, governos e a população geral sobre os diferentes tipos de câncer e assim tentar diminuir o avanço da doença que tem crescido muito nos últimos anos, reforçando a prevenção da doença.

A data é a oportunidade para disseminar as informações e estimular debates através de diferentes meios de comunicação, mostrar que por meio de escolhas saudáveis é possível ter uma qualidade de vida melhor durante ou depois do câncer. É necessário oferecer informações de utilidade pública para facilitar o acesso a essa prevenção e ações que possam detectar de forma precoce e ao tratamento da doença. O esclarecimento sobre a doença favorece a cura e a desinformação leva a morte, a tecnologia está muito avançada e hoje os médicos informam apenas um prognóstico reservado (quando já tentou todas as possibilidades terapêuticas e não houve sucesso) para seus pacientes a não ser que esteja em um estado crítico e terminal.

Existe um estimulo para a prevenção para reduzir a mortalidade por câncer, essa informação tem base no acesso ao tratamento previstas na Política Nacional para Prevenção e Controle do Câncer na Rede Pública no Sistema Único de Saúde (SUS).  O tratamento é gratuito no SUS, não deixe que a doença chegue ao estágio avançado, a cura pode ser inevitável. Às vezes o prognostico é insatisfatório, mas podem ser evitados.

O número tem crescido no Brasil pela causa principal os hábitos de vida pouco saudáveis e nas próximas décadas o número vai crescer de forma assustadora, vale ressaltar que a doença não escolhe cor, idade ou sexo e pode atingir toda a população e qualquer órgão do nosso corpo.

O número tem crescido no Brasil pela causa principal os hábitos de vida pouco saudáveis, e nas próximas décadas o número vai crescer de forma assustadora, vale ressaltar que a doença não escolhe cor, idade ou sexo e pode atingir toda a população e qualquer órgão do nosso corpo. Principais tipos de câncer que acometem a população brasileira: Traqueia, brônquio, pulmão, Cólon, Reto, Mama, Estômago, Próstata, Fígado, Pâncreas, Sistema Nervoso Central, e Esôfago. Conhecer os tipos de câncer, bem como seus fatores de risco, é fundamental para desenvolver hábitos eficazes para a prevenção dessa enfermidade.

Os principais tipos de câncer que acometem a população brasileira: Traqueia, brônquio, pulmão, Cólon, Reto, Mama, Estômago, Próstata, Fígado, Pâncreas, Sistema Nervoso Central, e Esôfago. Conhecer os tipos de câncer, bem como seus fatores de risco, é fundamental para desenvolver hábitos eficazes para a prevenção dessa enfermidade.

O câncer é a segunda doença que mais causa mortes no Brasil, em primeiro lugar vem o Acidente Vascular Cerebral popularmente conhecido como Derrame.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) para prevenir o câncer:

  • Não fume, o cigarro pode causar câncer de boca, pulmão e traqueia;
  • Bebidas alcoólicas exageradamente pode causar câncer na boca e esôfago;
  • Alimente-se bem. Incluam em suas refeições, legumes, verduras, frutas e evite alimentos fritos, embutidos e muito gordurosos;
  • Praticar atividades físicas pelo menos 30 minutos  ao dia, faça uma caminhada, academia, comecem a fazer essa rotina, esses exercícios vão melhorar e muito a qualidade de vida e outra que vai proteger contra outras doenças;
  • Evite ficar exposto ao Sol, sem o protetor solar e tome cuidado entre os períodos 10h às 16h, se ficar desprotegido corre o risco de desenvolver o câncer de pele;
  • Homens depois dos 50 façam o exame da próstata, deixe o preconceito de lado, o exame do toque só é necessário caso o resultado no exame de sangue mostre alguma alteração;
  • Mulheres realizem exames preventivos ginecológicos, exame clínico das mamas e mamografia, quando atingirem a idade adequada. O diagnóstico precoce pode salvar vidas;
  • Outro exame importante é o sangue oculto nas fezes após os 50 anos, esse exame ajuda a diagnosticar o câncer colorretal;
  • Escovar os dentes diariamente a cada refeição;

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, aproximadamente 30% das mortes provocadas pelo câncer poderiam ter sido evitada, caso o paciente tivesse feito o diagnóstico prematuramente, ou com ações preventivas para garantir hábitos mais saudáveis.

Ter câncer não é vergonha, não é motivo para isolamento. O avanço no tratamento tem alcançado resultados cada vez melhores. Mas é o carinho e cuidado da família e dos amigos que dão segurança, coragem e vontade de viver.

O #combateaocancer, é todos os dias. No dia 27 de novembro  a sociedade reflita sobre a doença. Atitudes simples, mas que tem um papel importante na luta contra o Câncer:   Alimentar-se bem, praticar exercícios físicos.

Ajudar as pessoas contra a doença é um ato de heroísmo, e as mídias  digitais faz com que o alcance seja significativo.

Por Marcelo Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.